A pancreatite aguda relacionada à tirzepatida e às canetas emagrecedoras (como semaglutida e liraglutida) é um evento raro, mas que exige atenção.
Nos ensaios clínicos, o risco de desenvolver pancreatite aguda com a tirzepatida foi muito baixo — próximo a 0,2% —, um índice muito parecido ao do grupo que tomou placebo. O mesmo vale para a maioria dos medicamentos da classe dos análogos de GLP-1.
A teoria mais aceita é que o aumento do risco pode ocorrer de forma indireta. O emagrecimento muito rápido estimula a formação de cálculos na vesícula biliar (pedras), e o deslocamento dessas pedras pode obstruir o canal pancreático, desencadeando a inflamação.
Os principais sintomas de alerta são dores abdominais intensas e persistentes que podem ir para as costas, acompanhadas de náuseas, vômitos e febre. Caso surja dor abdominal forte, o uso do medicamento deve ser suspenso e o médico deve ser consultado imediatamente.
Pacientes com histórico prévio de pancreatite, pedras na vesícula ou triglicerídeos muito altos precisam de avaliação criteriosa antes de iniciar o tratamento.

